Buscando sua recomendação...

Bancos digitais e bancos tradicionais: diferenças e benefícios

bancos digitais e bancos tradicionais
Imagem: Canva

Bancos digitais são entidades financeiras que funcionam unicamente através da rede mundial de computadores, dispensando qualquer presença física em agências. Eles oferecem serviços como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, empréstimos e seguros, entre outros. 

Os bancos tradicionais, por sua vez, são aqueles que possuem uma rede de agências e caixas eletrônicos, além de canais digitais como aplicativos e sites.

Mas quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de banco? E quais são os benefícios de cada um para os clientes? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e ajudar você a escolher a melhor opção para o seu perfil.

Diferenças entre bancos digitais e bancos tradicionais

As diferenças entre bancos digitais e bancos tradicionais podem ser resumidas em quatro aspectos: custos, praticidade, segurança e variedade de serviços.

Custos

Os bancos digitais costumam ter custos menores do que os bancos tradicionais, pois não precisam manter uma estrutura física. Isso se reflete em tarifas mais baixas ou até mesmo isentas para os clientes. 

Por exemplo, muitos bancos digitais não cobram taxa de manutenção da conta, anuidade do cartão ou transferências entre contas. Já os bancos tradicionais podem cobrar esses e outros serviços, dependendo do pacote contratado pelo cliente.

Praticidade

Os bancos digitais oferecem mais praticidade para os clientes, pois permitem realizar todas as operações pelo celular ou computador, a qualquer hora e lugar. Além disso, o processo de abertura de conta é mais simples e rápido, sem a necessidade de enviar documentos físicos ou ir até uma agência. 

Já os bancos tradicionais podem exigir mais burocracia e tempo para abrir uma conta ou contratar um serviço, além de limitar o horário de atendimento nas agências e caixas eletrônicos.

Segurança entre bancos digitais e bancos tradicionais

É muito importante lembrar que eles são igualmente seguros, pois ambos seguem as normas do Banco Central e usam tecnologias de proteção dos dados dos clientes. 

No entanto, os bancos digitais podem ter algumas vantagens nesse aspecto, como a possibilidade de bloquear e desbloquear o cartão pelo aplicativo, gerar cartões virtuais para compras online e receber notificações em tempo real das transações realizadas. 

Já os bancos tradicionais podem ter mais vulnerabilidades relacionadas ao uso do cartão físico, como clonagem, perda ou roubo.

Variedade de serviço

Os bancos tradicionais costumam ter uma maior variedade de serviços do que os bancos digitais, pois atendem a diferentes segmentos de clientes, como pessoa física, jurídica, alta renda, etc. 

Além disso, eles oferecem produtos mais complexos ou personalizados, como financiamentos imobiliários, consórcios, previdência privada, etc. Já os bancos digitais têm um foco maior em serviços básicos ou padronizados, como conta corrente, cartão de crédito, investimentos simples, etc.

À medida que a tecnologia avança e os serviços financeiros se tornam mais inovadores, continuaremos a ver uma mudança nas dinâmicas entre eles, e isso é uma tendência que só se intensificará no futuro.


Última atualização: 31 de outubro de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.