Empresas Unicórnio: o que são e as mais valiosas

empresas unicórnio
Imagem: Canva

As empresas unicórnio são aquelas que atingem um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares, mesmo sem terem aberto seu capital na bolsa de valores. Esse termo foi criado pelo investidor Aileen Lee, em 2013, para se referir à raridade dessas empresas, comparando-as ao animal mitológico.

As empresas unicórnio geralmente são startups, ou seja, empresas jovens e inovadoras que oferecem soluções disruptivas para problemas existentes ou criam novas demandas no mercado. Além disso, elas se caracterizam por terem um crescimento acelerado, uma base de clientes fiel e um modelo de negócio escalável.

No Brasil, existem atualmente 21 empresas unicórnio, segundo o site CB Insights. A maioria delas atua no setor de tecnologia, especialmente nos segmentos de e-commerce, fintechs, educação e mobilidade urbana. Veja a seguir quais são as mais valiosas do país, de acordo com o ranking da Forbes Brasil.

Nubank como empresas unicórnio

O Nubank é a empresa unicórnio mais valiosa do Brasil, com uma avaliação de mercado de 30 bilhões de dólares. Fundado em 2013, o Nubank é uma fintech que oferece serviços financeiros digitais, como cartão de crédito sem anuidade, conta digital, empréstimo pessoal e investimentos. O Nubank tem mais de 40 milhões de clientes no Brasil e também está presente no México e na Colômbia.

PagSeguro

O PagSeguro é a segunda empresa unicórnio mais valiosa do Brasil, com uma avaliação de mercado de 19 bilhões de dólares. Fundado em 2006, o PagSeguro é uma plataforma de pagamentos online que permite aos usuários realizarem transações com cartão de crédito, débito, boleto ou transferência bancária. 

A empresa também oferece soluções para vendedores, como maquininhas de cartão, conta digital e crédito. O PagSeguro tem mais de 7 milhões de clientes ativos e está listado na bolsa de valores de Nova York.

Stone

A Stone é a terceira empresa unicórnio mais valiosa do Brasil, com uma avaliação de mercado de 14 bilhões de dólares. 

Fundada em 2012, a Stone é uma fintech que oferece serviços de meios de pagamento para lojistas, como maquininhas de cartão, conta digital, antecipação de recebíveis e crédito. 

A Stone tem mais de 600 mil clientes e também está listada na bolsa de valores de Nova York.

Em resumo, as empresas unicórnio têm se destacado como verdadeiras estrelas no cenário empresarial, impulsionando a inovação e transformando a economia. Essas startups, com valor de mercado bilionário, têm atraído investimentos significativos e se tornado símbolos do potencial empreendedor do Brasil.

 


Última atualização: 20 de julho de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO BMG CARD
A menor taxa de juros, sem anuidade
e possui diversas vantagens!
CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO PICPAY
Zero anuidade e limite
pré-aprovado a partir de R$ 400.
CARTÃO SUPERDIGITAL
Passa no crédito,
mas debita na hora.