Carregando sua recomendação...

Conheça o modelo de venda ideal para o seu negócio e tenha sucesso nas estratégias comerciais.

Escolher o modelo de vendas mais adequado ao seu negócio é fundamental para definir todas as estratégias que virão a partir dela.

Assim, para ter um caminho mais seguro e com garantia de boas saídas de seus produtos ou serviços, tenha o modelo de vendas coerente ao seu negócio. Pois é o comercial que impulsiona objetivos e metas pensadas em aquisição e retenção de clientes.

A complexidade do seu negócio define seu modelo de vendas

O melhor modelo de vendas é aquele coerente com o faturamento da sua empresa
Analise suas finanças e o seu perfil de clientes e adote o melhor modelo de vendas para ambos

Hoje, é muito complexo vender seu produto ou serviço? Saiba que a resposta dessa pergunta está diretamente ligada ao nível de inovação que sua empresa deve propor ao mercado.

Ou seja, quanto mais inovador, mais necessidade de educar clientes e consumidores. Isso, permite que você avalie como é o costume de seus compradores, além disso, o tipo de divulgação necessário para essa atividade.

Para isso, entenda a complexidade do seu negócio. As pessoas já compram normalmente esse produto ou serviço? É novidade a forma de consumir tal coisa? Dessa forma, você pode se aproximar da necessidade real de venda e, ainda assim, entender o tipo de abordagem mais eficaz para seu negócio.

Aplique bem o seu ticket médio e o markup.

O melhor modelo de vendas deve ser adequado ao seu negócio
Conheça bem o seu negócio e adote o melhor modelo de vendas.

Sua equipe é grande ou é pequena? Mais especificamente como será o seu time de vendas? Para responder isso, é importante avaliar o seu ticket médio. É ele que vai direcionar o seu poder de investimento.

Logo, se o seu ticket é pequeno, para escolher o seu modelo de vendas, deve ser aquele que demande menos a sua interação com o público.

Ou então, precisa pensar em estratégias que aumentem o seu ticket médio sem a necessidade direta de vender, como descontos com fornecedores, parcerias e reduções de gastos operacionais e de logística.

Por fim, entenda o seu Markup ou, margem de lucro. Saiba exatamente como estão seus gastos fixos e variáveis.

Agora, entenda qual o melhor modelo de vendas para o seu negócio

Para ter um modelo de vendas adequado, faça primeiro o levantamento de suas necessidades e suas possibilidades, depois, entenda como cada proposta se enquadra no seu negócio.

Modelo de vendas: Freemium

É conhecido por oferecer dois modelos aos consumidores: um gratuito, com recursos limitados; e um pago, com todos os recursos disponíveis.

Dessa forma, o cliente em potencial é o responsável por aprender a usar o produto ou serviço e descobrir qual o valor dele. Não é necessário ter uma equipe que o qualifique e o eduque, já que o próprio modelo dá essa liberdade a ele.

Modelo de Vendas: No-touch self service

O  self service sem interações é baseado nas buscas por clientes em anúncios, SEO e Inbound Marketing para atrair tráfego sem a necessidade de um contato comercial.

Para esse sistema, tenha um preço irresistível!

Modelo de Vendas: Light-touch Inside Sales

É todo o tipo de venda feita sem que a equipe comercial precise se deslocar até o potencial cliente para fazer a conversão. Pode ser por e-mail, telefone ou até mesmo, pelas redes sociais.

Modelo de Vendas: High-touch Inside Sales

Nessa modalidade temos as vendas remotas, mas com alta interação. aqui podem ser feitas demonstrações online, com suporte de especialistas e um esforço muito maior para fechar a venda.

Vendas presenciais

As vendas presenciais seguem os modelos tradicionais, com provas presenciais de conceito, entendimento dos tomadores de decisão e um esforço considerável para fechar um contrato.

Agora que você já conhece os principais, e mais usados, modelos de venda, escolha aquele que melhor atende ao seu negócio, mas, lembre-se o agora não impede de você se programar para ter mais de um modelo de vendas.

Atualmente, o seu negócio deve estar preparado para diversas possibilidades, a pandemia trouxe um importante ensinamento: Inovar Sempre!

Recomendamos também: