A preparação para a posse do Lula começou logo após o resultado das eleições

Ritos institucionais, shows, segurança, Pec de transição e equipe de transição são alguns dos detalhes da preparação da posse

Transição de governo. Conheça as formas
Conheça as pessoas que foram as responsáveis pela transição da Faixa presidencial

Transição do governo durou quase dois meses na preparação da chegada do novo presidente. Para a passagem da faixa se espera um contingente de cerca de 300 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Às vésperas da posse, o congresso Nacional realizou uma simulação do cerimonial de posse. Todos os passos das equipes, presentes na transição do governo, foram ensaiadas.

Entenda todos os rituais da transição do governo, na posse do presidente

Saiba como foi a transição de governo
Lula se emociona no discurso do parlatório

Da mesma forma, para a transição de governo, a programação de domingo é intensa e precisa ser cronometrada em diferentes atos. As autoridades e demais convidados já estão em Brasília, por volta das 13h45 do dia primeiro de janeiro.

A partir das 13h45, os chefes de governo e de Estado que participam do evento, também já devem estar posicionados nos lugares determinados, pelo cerimonial, para eles.

17 chefes de Estado confirmaram presença. Eles são dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai, Zimbábue e Espanha, representado pelo rei Felipe VI.

Bolsonaro e vice, Hamilton Mourão, não participaram da solenidade, o que faz com que a faixa deva ser passada a Lula por outra pessoa. Assim, a equipe definiu representantes da sociedade civil.

Saiba como acontece a transição de governo, no dia da posse

Lula e Alckmin chegaram à Catedral Metropolitana de Brasília por volta das 14h20 e logo depois sairam em cortejo da igreja até o Congresso Nacional. No tradicional Rolls-Royce, ou seja, em carro aberto. Mesmo carro que levou Getúlio Vargas, já carregou a rainha Elizabeth e sofreu danos na gestão Bolsonaro.

Quebrando protocolo e contraindo a equipe de segurança, presidente Lula, a primeira-dama Janja e o casal vice-presidentes seguiram todo o cortejo juntos, no mesmo carro. Acenaram e festejaram com a população que vibrava em Brasília.

Além disso, Lula e Alckmin chegaram à sede do Legislativo às 14h40. Foram recebidos em rito oficial pelos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Por fim, a sessão solene se iniciou às 15 horas. Após o discurso do presidente do Brasil e do presidente do Congresso Lula e Alckmin seguiram para a Sala de Audiências da Presidência do Senado Federal. Em seguida seguem para a área externa do Congresso para presenciar a cerimônia de honras militares.

Dessa forma, coordenada por Janja, a cerimônia contará, por exemplo, com a presença da cadela Resistência, adotada pela socióloga em Curitiba, quando Lula ainda estava preso na Superintendência da Polícia Federal na cidade.

Conheça, também, as pessoas que foram responsáveis pela passagem da faixa presidencial

Representantes civil na Transição do governo
A transição do governo foi repleta de simbologias

Ainda contou com representantes da sociedade civil:

  • Uma catadora de material reciclado, que foi a pessoa que colocou a faixa em Lula. Aline Sousa, uma mulher negra, militante da causa antirracista.
  • Um digital influencer com deficiência, em prol das pessoas com deficiência. Ivan Baron, 24 anos
  • Uma criança negra, 10 anos, morador de Itaquera, corintiano. Francisco quer ser presidente.
  • Um indígena, Cacique Raoni, 90 anos. Líder do povo Kayapó e reconhecido internacionalmente, Raoni lidera a luta que articula os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários.
  • Flávio Pereira, 50 anos, artesão
  • Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
  • Murilo Jesus, 28 anos, professor
  • Jucimara Santos, cozinheira

Para muitos, essa posse presidencial foi muito representativa. Além disso, mais de 60 artistas subiram ao palco para comemorar a nova gestão do Brasil.


Por: Vaniele
Última atualização: 3 de janeiro de 2023

Recomendamos:

Confira também

CARTÃO MAGALU
2% de cashback
Zero Anuidade
CARTÃO BANCO PAN
É de graça! Faça seu cartão de
crédito e débito do Banco Pan.
CARTÃO ITAÚ CLICK
Sem anuidade pra sempre
e limite de até 10 mil reais!

Viagem ao Catar foi o desejo de muitas pessoas. A Copa atraiu muitos turistas brasileiros

Pec da Transição é a aposta do novo governo para manter os benefícios sociais